top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhrozen Brasil

Como a impressão 3D pode levar a sua mesa de D&D a um novo patamar

Se você é fã de Dungeons & Dragons (D&D), sabe o quão importante é ter miniaturas para representar seus personagens e inimigos na mesa de jogo. Afinal, essas figuras adicionam uma camada de imersão e realismo à experiência.


No entanto, encontrar miniaturas de qualidade pode ser um desafio. As opções disponíveis nas lojas podem ser caras ou limitadas, e muitas vezes não correspondem exatamente ao que você imagina para o seu personagem ou inimigo.





É aqui que a impressão 3D pode entrar em cena. Essa tecnologia permite que você crie suas próprias miniaturas com um nível de detalhe e personalização sem precedentes. Investir em uma impressora 3D LCD de entrada, como a Sonic Mini 2K, pode ser muito mais vantajoso a longo prazo, te trazendo a liberdade de imprimir suas próprias miniaturas de acordo com sua necessidade.








Impressão LCD vs Impressão de Filamento (FDM)

Ao contrário da impressão 3D de filamento (FDM), que utiliza filamentos de resina derretidos, a impressão 3D LCD utiliza resinas fotossensíveis que são curadas por uma luz ultravioleta. Isso permite que você crie miniaturas com detalhes finos, como cabelos e texturas de roupa, que podem ser difíceis de alcançar com outras tecnologias de impressões.


Além das miniaturas de heróis e inimigos, você também pode imprimir elementos de cenário para ajudar a compor suas aventuras. Paredes, pilares, barris, uma carroça quebrada para uma emboscada no meio da estrada, estatuas de deuses, altares de sacrifício, as possibilidades são praticamente ilimitadas. Todos esses elementos podem ser impressos e montados em cima de um grid para oferecer a melhor experiência de imersão possível para sua sessão de jogo.



Impressa na Sonic Mini 2K por @mini.axe


Arquivos STL

Para imprimir suas miniaturas você irá precisar de um arquivo em formato STL contendo o objeto a ser impresso. Se você pretende modelar suas próprias miniaturas em softwares como Zbrush, MeshMixer ou Blender, você encontrará a opção de exportar diretamente para este formato, mas saiba que não é necessário que você possuir conhecimentos de modelagem 3D para imprimir suas próprias peças em casa.


Alguns artistas nacionais e internacionais oferecem diversos arquivos de STL para todos os gostos e estilos de aventuras em formatos de assinatura mensal com preços bem acessíveis. Você pode escolher o seu artista favorito, fazer uma assinatura e receber todo mês pacotes com dezenas de miniaturas tematizadas prontas para imprimir.



Imagens de Artisan Guild e Loot Studios


Baixo deixaremos alguns artistas que você com certeza deve conferir.

Além dos pacotes de assinaturas, você também pode encontrar de forma gratuita, centenas de arquivos STL para download em sites como o Thingsverse e o MyMiniFactory, que são basicamente um hub com diversos arquivos para finalidades diferentes todas envolvendo impressão 3D.


A pintura é um hobby a parte

Uma vez imprimindo suas próprias miniaturas, você também pode querer pinta-las para caracterizar ainda mais cada personagem a sua própria maneira. A pintura em si é uma atividade extra, um hobby artístico que exige um pouco de dedicação para aperfeiçoar, mas agora que você tem sua própria impressora, o que não vai faltar é peças para praticar sua pintura.


Comece procurando vídeos no youtube que ensinam iniciantes a dar vida a suas miniaturas, existem dezenas de canais em português e inglês especializados exatamente nessa atividade, sugerimos o canal Pintando Miniaturas, talvez o primeiro que você deva checar.


Há quem prefira imprimir os personagens e promover uma sessão de pintura em grupo para que os próprios jogadores pintem suas miniaturas, cada um dando um olhar único e especial para o personagem que irá interpretar. Isso certamente também servirá para aumentar o engajamento e dedicação dos jogadores a interpretação de seus personagens.



Miniatura pintada por @sergiocalvominiatures


Sua própria impressora 3D pode estar bem perto

A maioria das pessoas quando escuta falar de impressão 3D acaba pensando que é uma tecnologia muito cara ou inacessível, algo ainda fora da realidade comum, a verdade é que esta é uma tecnologia que evoluiu muito rápido possibilitando hoje termos alguns modelos de impressoras totalmente acessível para o grande público.


Modelos como a Phrozen Sonic Mini 2K, e até mesmo a Sonic Mini 4K para quem quer investir um pouco mais, podem ser comprados por valores acessíveis diretamente no site da printax.com.br, e você ainda ganha um treinamento operacional gratuito e suporte diretamente com a PrintaX sempre que precisar de ajudar. Essa é a hora perfeita pra a elevar o nível da sua mesa.

141 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page