top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhrozen Brasil

Você sabia que o frio pode causar falhas nas suas impressões 3D?

Atualizado: 17 de nov. de 2022

Muito se diz sobre suportes e calibração da plataforma, mas pouco é dito sobre a influência que a temperatura ambiente desempenha no sucesso da sua impressão 3D. Neste artigo vamos te explicar como você deve dar atenção a este tópico para garantir uma maior taxa de sucesso nas suas impressões.


Vivemos em um país tropical, cujo o clima tende a ser quente na maior parte do ano se comparado a países Europeus. Porém, em certas épocas do ano alguns termômetros podem alcançar temperaturas próximas de 0ºC, nestes dias a sua produção 3D pode estar comprometida.



Viscosidade?

Primeiramente todo liquido possuí uma viscosidade, isso quer dizer que resinas mais viscosas são também mais cremosas e grossas assim como resinas com menos viscosidade são mais líquidas e fluídas.


A viscosidade da resina define principalmente o comportamento dela no tanque, tanto quanto a força de empuxo e delaminação necessárias na descida e subida da plataforma.


Sem contar um aumento no tempo que a resina demora para se estabilizar no tanque. Temos inclusive um artigo aqui no blog sobre outros termos utilizados na impressão 3D, entre eles está a viscosidade, confira!


Cada resina 3D é concebida e parametrizada pelo fabricante para trabalhar em um intervalo de temperatura específico, geralmente entre 22ºC e 25ºC, ou até acima. Temperaturas abaixo dos limiares indicados para sua resina irão aumentar a viscosidade da mesma, alterando o comportamento do liquido as vezes de forma tão drástica que os parâmetros que antes funcionavam perfeitamente, se tornam falhos.


Um dos parâmetros mais afetados é o tempo de retardo para ligação da luz UV, que passa a ser necessário a alteração para um tempo bem maior para que a resina se acomode no tanque e receba a próxima rodada de luz uv na posição correta.


O Ar Condicionado pode influenciar na impressão?

Aparelhos de ar condicionado ligados em temperaturas muito baixas no local onde a impressora esta trabalhando tendem a ser a causa mais comum de falhas devido ao aumento da viscosidade da resina 3D.


É indicado que a sala de impressão se mantenha sempre em temperaturas acima de 23ºC e sem alterações drásticas nesta temperatura ambiente. Caso a resina esteja armazenada em um local mais frio, recomenda-se esperar que ela esquente até a temperatura ambiente para que possa ser utilizada sem riscos de alteração na viscosidade.


Como proceder em locais naturalmente frios?

Em dias naturalmente frios, tanto quanto em partes mais frias do Brasil, o indicado é que a resina seja aquecida antes do uso. Mas aquecer a resina 3D? Exatamente isso!


O caminho para não ter que alterar os parâmetros de impressão em dias frios é exatamente esse, aquecer a resina antes do uso.


Alguns modelos mais caros de impressoras possuem sistemas de aquecimento diretamente no tanque, mantendo a temperatura correta sempre independente de qualquer coisa.


Mas se a sua impressora não possui um sistema de aquecimento no tanque, existem algumas formas para realizar esse aquecimento, a mais usada certamente é um soprador térmico ou um secador de cabelo.


Dessa forma com um soprador térmico você pode aquecer levemente a resina no tanque de impressão antes de iniciar o processo, mas é recomendado um cuidado redobrado para não queimar o tanque, a resina ou o FEP. Mantenha o soprador em uma temperatura média e uma distância segura.



É possível criar um parâmetro para frio?

A resposta é sim!


Se você preferir pode criar um parâmetro exclusivo para uso em dias ou locais frios. Isso irá exigir alguns testes para encontrar os valores perfeitos.


Um ponto de partida confortável seria diminuir a velocidade de elevação e retração da plataforma, para que as forças de delaminação e empuxo não sejam tão altas, e também a velocidade de deslocamento da resina no tanque seja mais branda.


Similarmente outro parâmetro que deve ser ajustado é o retardo para que a luz uv ligue para o ciclo seguinte, este valor deve ser aumentado, para que a resina tenha mais tempo para se acomodar no tanque e cessar o movimento. Caso tenha alguma dúvida sobre como parametrizar sua impressora, existem empresas do ramo 3D que prestam serviços de assistência técnica, como é o caso da Odontomega, você pode entrar em contato diretamente pelo WhatsApp, fácil e rápido!


Agora que você sabe a influência que a temperatura ambiente desempenha no sucesso da sua impressão 3D , você não está mais na mão da sorte para nos dias de frio! Escolha o método que mais funciona para o seu dia a dia e garanta impressões perfeitas em qualquer temperatura.


Confira também nosso artigo de acessórios que podem facilitar muito sua jornada da impressão 3D, clicando aqui.

39 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


Post: Blog2_Post
bottom of page