top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhrozen Brasil

Impressão 3D em carros solares

Atualizado: 22 de abr.

A equipe Innoptus Solar é formada por estudantes belgas de engenharia da KU Leuven que pretendem construir o carro solar mais inovador e eficiente possível. Este ano irão competir no Bridgestone World Solar Challenge na Austrália com o seu 10º carro. Este ano, a equipe utilizará um carro fabricado com o auxílio da impressão 3D!

O 10º carro solar da Equipe Innoptus Solar foi apresentado na sexta-feira, 14 de julho, mas antes de apresentarmos o carro, falaremos um pouco sobre a equipe Innoptus Solar e seu trabalho.


Direto pelo Outback australiano, uma corrida de 3.021 quilômetros. O World Solar Challenge 2005 foi o projeto do Umicar One, o primeiro carro solar belga. O Umicar One terminou em 10º lugar entre 22 concorrentes em 2005. Dez carros depois, a equipe Innoptus Solar almeja avançar 10 passos no ranking, sagrando-se novamente campeã mundial este ano.


Em 2017 a Equipe Solar ficou em 3º lugar no World Solar Challenge 2017. Eles conseguiram isso com o Punch 2, o sétimo carro solar que a equipe construiu. Já em 2019 o carro solar belga terminou em primeiro lugar no Bridgestone World Solar Challenge. Foi o primeiro título mundial da equipe, e eles pretendem ser campeões novamente este ano!



A Equipe Solar também participou do iLumen European Solar Challenge em setembro de 2020 e 2021, onde cruzou a linha de chegada duas vezes em 1º lugar. O décimo carro solar belga competirá este ano no Bridgestone World Solar Challenge, na Austrália.


Conheça o Infinite!


O 10º carro solar da Equipe Innoptus Solar foi apresentado na sexta-feira, 14 de julho, o novo carro solar tem o nome da empresa irmã da Innoptus: INFINITE!


No Havenhuis em Antuérpia, a Solar Team revelou o seu novo carro solar: o Infinite. “Como equipe, trabalhamos arduamente durante mais de um ano no design e produção do carro”, disse Cedric Verlinden, gerente de equipe da Innoptus Solar Team. “Estamos orgulhosos por podermos finalmente mostrar o nosso carro solar ao mundo exterior. O objetivo é ampliar o nosso título mundial com o Infinite.”disse o CEO Xavier Werbrouck.


O carro recebeu o nome de nossa empresa irmã Infinite Simulation Systems. Eles fornecem à equipe Innoptus Solar soluções e experiência da Ansys. “Graças às soluções de simulação, a aerodinâmica, o motor e a bateria puderam ser rigorosamente simulados e o design do carro pôde ser otimizado.” Que estas simulações tiveram um grande impacto no desempenho do carro é evidente a partir dos resultados.


Por exemplo, a bateria foi otimizada para que o carro possa percorrer cerca de 900 quilómetros, sem energia solar! Em comparação, é uma viagem de carro de Bruxelas ao sul da França. Com esta melhoria, o décimo carro percorre 200 quilômetros a mais que seu antecessor.

A impressão 3D na fabricação de carros solares


A produção inteligente está evoluindo em tempo recorde. As empresas buscam enfrentar desafios, melhorar os processos de produção e encontrar uma forma de trabalhar com mais eficiência. Nisto, o progresso tecnológico, as necessidades do mercado e os objetivos da empresa desempenham um papel significativo.



Ficou claro que a impressão 3D (na qual os materiais são produzidos em diferentes camadas) influenciará a produção nos próximos anos. A impressão 3D oferece muitas vantagens: melhor desempenho, liberdade no design, maior produtividade e menor tempo de lançamento no mercado são apenas alguns exemplos. Muitas indústrias contam com essas técnicas progressivas de 3D para o desempenho de suas atividades. Pense na defesa, na indústria aeroespacial e na fabricação de automóveis.



A impressão 3D está se expandindo para vários setores da indústria, o setor automotivo não fica atrás. Pesquisas revelam que a utilização da impressão 3D pode reduzir em até 80% os custos na prototipagem e tornando os moldes cada vez mais precisos. A impressão 3D é peça quase obrigatória para empresas que buscam sair na frente e ter um diferencial de mercado.


Você pode tirar todas as suas dúvidas em nosso site ou com um de nossos correspondentes, clicando aqui!


5 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page