Buscar
  • marketing94059

Como impressões 3D podem ser usadas em filmes



Bem-vindo ao grande mundo da impressão 3D; onde miniaturas podem ser impressas e até filmes podem ser feitos. A impressão 3D é conhecida por ter uma variedade de aplicações, mas agora até mesmo a indústria cinematográfica começou a usar essa inovação revolucionária.

Filmes como Pantera Negra e Ironman usaram a tecnologia de impressão 3D como uma forma de aprimorar a experiência de visualização de filmes para todos.

Então, quais as formas pelas quais a impressão 3D pode ser usada em filmes? Vamos dar uma olhada:


Adereços impressos em 3D para filmes



Os adereços são partes essenciais da narrativa, pois dão vida a histórias e personagens de filmes. Isso inclui qualquer coisa, desde espadas a máscaras.

Por exemplo, filmes futurísticos ou de ficção científica geralmente requerem personagens que usam acessórios de design exclusivo que nunca foram vistos antes; enquanto que em filmes históricos, os cineastas que procuram recriar artefatos autênticos podem fazer isso facilmente com a impressão 3D. Com essa tecnologia os cineastas podem obter acesso aos adereços impressos em 3D rapidamente.


Armadura impressa em 3D para Ironman



No filme Homem-de-Ferro da Marvel, a armadura usada por Tony Stark foi impressa em 3D, que foi usada em conjunto com a tecnologia CGI no filme.

Como eram necessárias muitas variações desse traje para a filmagem, a equipe de produção usou a tecnologia de impressão 3D. O processo foi assim: a equipe escaneou o ator Robert Downey Jr., que interpretou o Homem-de-Ferro, com um scanner 3D para garantir que a armadura tivesse um encaixe perfeito. A armadura então foi impressa e pintada para garantir que se parecesse a mais autêntica possível.


Acessórios impressos em 3D para Star Wars



Da mesma forma, o filme Star Wars usou impressão 3D para criar um grande número de adereços futuristas que poderiam ser usados ​​por personagens no filme para fazer o filme parecer mais realista.

Por exemplo, em O Despertar da Força, o vilão Kylo Ren usa um sabre de luz vermelho que foi impresso em 3D, igual ao capacete da Capitã Phasma, que também foi impresso utilizando a tecnologia 3D. Além disso, todo o figurino para dróide C3PO foi criado com o auxílio de uma impressora 3D.


Jurassic World (2015) - Ossos de dinossauro impressos em 3D



Com a impressão 3D, artefatos pré-históricos podem ser facilmente digitalizados para produzir uma réplica por meio dessa tecnologia. A equipe teve a chance de digitalizar ossos e fósseis reais de dinossauros, os quais foram impressos em 3D. Depois que a equipe criou um arquivo digital da aparência do esqueleto do dinossauro, ele foi usado para ajustar o tamanho dos dinossauros no filme.

A impressão 3D ajuda a criar artefatos realistas que podem ser usados ​​como adereços em filmes.

O uso da impressão 3D aumenta a autenticidade de qualquer filme, ao mesmo tempo que reduz custos e economiza muito tempo.


Roupas sob medida

Os filmes estão se transformando em utilizáveis impressos em 3D para refletir o ambiente futurístico ou histórico onde os personagens estão situados.

Isso ajuda a definir o cenário para os personagens; diretores usam fantasias como uma forma de mostrar a personalidade de um personagem, interesses, etc.

Os figurinos servem para tornar os personagens mais verossímeis na tela, o que, em última análise, determina se o filme é feito para ser memorável ou não aos olhos do público.


Roupas impressas em 3D no filme Pantera Negra

Em Pantera Negra, o filme se passa em Wakanda, um país fictício e tecnologicamente avançado.

Isso significa que os figurinistas do filme tiveram que liberar sua criatividade para produzir roupas distintas que nunca foram vistas antes. Depois que os designers produziram seus designs, eles tiveram a colaboração de uma empresa de impressão 3D para dar vida às suas ideias, tornando as roupas muito mais reais.

No filme, a Rainha Ramonda de Wakanda usava roupas e chapéus que refletiam uma estética africana junto com um design futurista. Para saber mais sobre como a impressão 3D pode ser usada na moda, clique aqui.


Cenografia


Sets de filmagem geralmente levam muito tempo para serem produzidos, enquanto o processo de design em si exige muita criatividade. É aqui que a impressão 3D se torna útil. Grandes Sets agora podem ser impressos em apenas algumas horas, graças às impressoras 3D de grande porte.

Anteriormente, as impressoras 3D, por serem pequenas, só conseguiam imprimir modelos 3D em partes, o que significa que a equipe de design tinha que despender um enorme tempo montando diferentes peças, o por si só tornava o processo demorado.

Filmes como O Primeiro Homem e Interestelar usaram impressão 3D para criar réplicas de naves espaciais, foguetes e cápsulas que foram realmente enviadas para o espaço na vida real.

Os desenhos de cenários também podem exigir o uso de terrenos que representem Marte ou até mesmo a Lua. É aqui que o Sonic Mighty é útil, pois terrenos em grande escala podem ser facilmente impressos de uma só vez.


Miniaturas para filmes de animação


A impressão 3D também é ótima para criar miniaturas ou outros modelos em curtas-metragens animados. Isso pode ser ideal para criar um universo personalizado, no qual diferentes personagens são impressos ao invés de serem criados com CGI.

Também pode ser usado em animação stop-motion para imprimir grandes quantidades de personagens de uma vez. Isso pode ser personalizado, pois os personagens normalmente requerem uma grande variedade de expressões faciais e emoções.

Personagens em miniatura são especialmente adequados para impressão com o Sonic Mini 4K, pois o dispositivo replica cada detalhe para garantir que os personagens sejam os mais realistas possíveis.

A impressão 3D pode ser considerada uma solução econômica e uma forma criativa de dar vida às ideias de filmes.


Artigo original escrito por Chanda Lalwani • Postado em 23 de abril de 2021


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo