top of page
Buscar
  • Foto do escritorPhrozen Brasil

10 segredos do modelo teste XP Finder

Escrito por Xaveria Livienna • Postado em 18 de outubro de 2022


O que são modelos de teste em impressão 3D em resina?

Então você finalmente conseguiu aquela impressora 3D de resina que você estava esperando há meses. Ótimo, mas o que vem a seguir? Sua empolgação pode levá-lo a ligar imediatamente a impressora e se preparar para imprimir seu modelo 3D favorito, certo? Bem, não tão rápido.


Se esta é a primeira vez que você brinca com uma impressora 3D de resina, pode se surpreender que a impressão 3D - seja impressão 3D de resina ou impressão 3D FDM, não seja tão fácil quanto "clicar e imprimir" como algumas pessoas podem sugerir. Afinal, a impressão 3D perfeita é uma combinação de sua compreensão da impressora, das características da resina e de como elas interagem com o ambiente de impressão.


Depois de se familiarizar com os guias do usuário de páginas que parecem cheios desses obscuros termos de impressão 3D em resina, finalmente é hora de decidir sobre seu primeiro modelo 3D, certo? Seu primeiro instinto provavelmente é pesquisar nos sites de impressão 3D e encontrar o modelo mais legal para imprimir. E embora não esteja errado e com certeza chegaremos lá em um momento, ainda há outro passo que você deve fazer.


A maioria dos especialistas concorda que a primeira coisa que você precisa imprimir em sua nova impressora 3D de resina é um modelo de teste. Um modelo de teste de impressão 3D permite entender melhor as características e capacidades de sua resina, bem como seu desempenho em diferentes ambientes de impressão. Os designers criaram vários modelos de teste de impressão 3D para ajudá-lo a observar diferentes aspectos estruturais de resinas e impressoras, como precisão dimensional, saliências de impressão e configurações de segmentação. Ao entender esses aspectos, você terá mais chances de obter impressões bem-sucedidas e evitar o desperdício de resinas em modelos com falhas.


O XP Finder

Neste artigo, apresentaremos o XP Finder, um modelo de teste de impressão 3D projetado pela Phrozen para testar a exposição da resina e as configurações de parâmetros. O XP Finder é um excelente modelo de teste de impressão 3D para iniciar sua impressão 3D, pois imprime em menos de 30 minutos com uma quantidade mínima de resina.


Você sempre pode baixar o XP Finder gratuitamente clicando aqui. Em seguida, execute seu programa de fatiamento de opções - como Chitubox ou Lychee - e escolha a resina e as impressoras com as quais você está imprimindo. Fatie e imprima. Para o tutorial completo sobre pós-processamento de seus objetos impressos, você pode ler nosso post sobre como limpar suas impressões 3D de resina perfeitamente.

Interpretando o XP Finder

Como qualquer outro modelo de teste, o resultado do XP Finder é irrelevante sem entender seu significado. Portanto, este artigo irá guiá-lo através de cada parte do XP Finder e o que podemos aprender com ele.


Como o nome sugere, o XP Finder (ou Exposure Finder) é um modelo de teste de impressão 3D que foi projetado com dez partes diferentes para ajudar designers e criadores a verificar suas configurações de exposição, além de fornecer ideias sobre como diferentes texturas podem funcionar no determinada resina.


1. "Melhor do que você imaginou"

Vamos começar com o texto na parte inferior. Capturando o lema da empresa, você pode ver que cada letra deve ser impressa perfeitamente com espaçamento consistente. Preste atenção na letra "i" em "Envisioned". Quando o ponto se funde com o traço, o modelo fica superexposto. Por outro lado, se algumas partes do texto estiverem faltando ou não forem destacadas o suficiente, ele está subexposto.


2. Os Pilares


Logo acima do texto, você pode ver os pilares salientes. Deve haver treze pilares no total com uma distância constante entre eles. Se os pilares parecerem maiores com uma lacuna inconsistente, é sinal de que o XP Finder está superexposto. No entanto, se alguns dos pilares menores estiverem faltando ou não estiverem salientes o suficiente, está subexposto.


3. A Inclinação Circular

A inclinação ao redor do logotipo Phrozen é para verificar o desempenho de nossas configurações de altura da camada. Como a impressão 3D em resina depende das alturas das camadas para criar detalhes, quanto mais fatias você obtiver na inclinação, mais detalhes poderá obter em seus objetos. Ao diminuir a altura da camada, você pode aumentar os detalhes dos seus modelos, mas também aumentaria o tempo de impressão.


4. Painéis Laterais

São quatorze painéis no total e devem ser impressos o máximo possível sem mesclar. A exposição perfeita terá um espaço regular e consistente entre painéis ligeiramente salientes. Se seus painéis se fundirem, seu XP Finder ficará superexposto. Mas se alguns painéis nas bordas estiverem faltando, está subexposto.


5. Linhas de quadro

Há uma linha fina contínua emoldurando seu modelo de teste. Preste atenção nos lados esquerdo e direito do XP Finder e verifique se a linha está significativamente visível nesses lados. Se a linha estiver faltando, o modelo de teste de impressão 3D está subexposto. No entanto, se as três placas próximas à linha se fundirem, ela estará superexposta.


6. Logo

Quando impresso com a exposição perfeita, o logotipo no centro do XP Finder mostrará uma espessura de linha relativamente consistente com um orifício bem no meio. Se a linha parecer mais fina com um grande espaço em branco no meio, ela está subexposta. Pelo contrário, as linhas se fundirão e cobrirão o orifício do meio quando superexpostas.


As próximas quatro partes irão ajudá-lo a visualizar como diferentes texturas podem parecer quando impressas com a respectiva resina. Como muitos modelos de impressão 3D parecem exibir texturas altamente detalhadas e artigos intrincados para mostrar seus recursos de impressora de resina, o XP Finder pode mostrar como essas texturas serão impressas antecipadamente para garantir que você tenha a resina certa para os modelos que planeja imprimir. É uma maneira segura de começar antes de se comprometer com muita resina na linha.


7. Textura de tecido

O canto superior esquerdo do XP Finder simula texturas de tecido e como elas ficarão em seu modelo real sob este conjunto de parâmetros com a resina específica.


8. Textura da Arma

No canto superior direito, a grade altamente detalhada simula a textura de armas como canos de canhão ou cabos de armas.


9. Textura de pele de réptil

O canto inferior esquerdo mostra uma grade saliente que simula peles de répteis. Essa textura geralmente aparece quando você está imprimindo monstros ou dragões de fantasia.


10. Textura de joias

Por fim, no canto inferior direito, é possível ver um detalhe entalhado que simula texturas de joias como anéis e colares.


Antes de imprimir seu modelo real, verifique e ajuste suas configurações de parâmetro quando necessário. É melhor certificar-se de que obteve uma exposição XP Finder perfeita antes de imprimir modelos maiores para evitar o desperdício de resina em uma impressão com falha. Também recomendamos que você aumente o tempo de exposição da camada obtido do modelo de teste de impressão 3D em pelo menos 10% para o modelo real e até 20% para modelos maiores que 12 cm. Isso garante que o modelo grude bem na placa de construção e tenha tempo suficiente para curar.


Embora o XP Finder ajude você a encontrar o melhor tempo de exposição para sua combinação de resina e impressora, existem outros modelos de teste de impressão 3D, como o RP Tester, que podem ajudá-lo a entender melhor o desempenho de sua resina. Além disso, você também pode encontrar mais modelos de teste em sites para modelos de impressão 3D como Thingiverse e Cults para testar mais parâmetros e aprimorar sua compreensão do desempenho de sua resina.


Você pode baixar Phrozen XP Finder aqui.


38 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page